Como adotar

Por que adotar um cão?

Os cães albergados no projeto e sob tutela da Prefeitura, em sua maioria, são adultos ou idosos. Adotar é sempre um ato de amor e de muita responsabilidade. Porém, adotar um animal idoso possui algumas diferenças: já sabemos o comportamento do animal, suas preferências, se convive bem com outros animais e crianças, etc. Esses são detalhes que ao adotar um filhote, por exemplo, não conseguimos saber. Além disso, alguns animais albergados no projeto estão aqui desde o seu nascimento; mesmo com todos os cuidados, carinho e amor que recebem diariamente da equipe, nada se compara a uma família e um lar para chamar de seu. Adotando nossos “vovôs” você ganhará amor 24h por dia e dará o descanso e “aposentadoria” que merecem.

Adoção responsável:

Os animais são seres capazes de sentir fome, frio, sede, solidão e dor. O tutor tem como deveres: alimentar seu animal, manter água fresca, limpa e sempre disponível, oferecer abrigo adequado, preocupar-se com a saúde do animal levando-o periodicamente ao Médico Veterinário para exames de rotina, administração de vacinas, vermífugos e antipulgas, oferecer carinho, brincadeiras, passeios e um ambiente livre de estresse e medo. É importante lembrar que deve-se ter a consciência que durante 12 anos, em média, o cão e o gato necessitarão desses cuidados e mesmo que o tutor passe por algumas mudanças em sua vida, ele ainda é o responsável.

Outro dever muito importante do tutor é a esterilização dos animais. Estima-se que um macho e uma fêmea possam gerar, através de suas sucessivas gerações, 80 milhões de animais em um período de 10 anos. A castração é a única forma segura e eficaz de controlar essa superpopulação, diminuir casos de maus tratos e propagação de doenças que podem inclusive afetar o ser humano. Além desses benefícios, esterilizando os animais evitamos tumores de: mama, próstata e testículos, além de gestações psicológicas, infecções uterinas, fugas e brigas.
Se você possui tempo, condições e responsabilidade, dê preferência a animais assistidos por ONGs ou pelo Projeto de Bem-estar Animal Municipal de Torres/RS e ADOTE.

Amor não se compra.

compartilhe com quem vc acha que vai amar 💛